-
Arquitetos: Pitsou Kedem Architects
- Área: 200 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Amit Geron
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este pequeno, porém complexo, projeto de reforma de um apartamento duplex foi, para os arquitetos, um projeto bastante desafiador. Como seria possível instalar um significado e valores arquitetônicos para uma cobertura em uma edificação de vários pavimentos "padrões", sem inspiração, localizado em meio a uma série de estruturas similares em um bairro burguês de Tel Aviv.
O apartamento foi projetado para se integrar com a linguagem arquitetônica e características de outros projetos do escritório de arquitetura e então, utilizando valores arquitetônicos modernos, combinam-se elementos modernos usando materiais em seu estado natural: parede de concreto aparente, escadas e mobiliário de ferro, um piso de mármore e parede não pintada.
O espaço criado pela nova escadaria, divide o movimento e o eixo do espaço existente de forma a criar um corte transversal arquitetônico dramático através do apartamento, ligando os diferentes níveis e permitindo que a luz natural entre a edificação através de claraboias de vidro inseridas no telhado do nível superior.
A nova seção transversal cria um espaço duplo com vidro transparente e, um sistema de ripas de madeira móveis torna possível criar uma vista entre os espaços ou permitir o controle da privacidade e da luz natural.
A limitação e escala do projeto do apartamento, ao evitarem o uso de chamarizes, a tornam uma "arquitetura atemporal".
Os materiais puros e a tentativa de criar uma arquitetura que fosse, ao mesmo tempo, ultrapassada e atemporal é complementada pelos livros e obras de arte penduradas pelo apartamento, incluindo um trabalho do artista Guy Yanai.
Apesar do fato dos apartamentos terem uma área pequena, os espaços parecem grandes e espaçosos. As vistas amplas e abertas para a paisagem e para os edifícios vizinhos criam uma sensação de um espaço leve e arejado. A fronteira entre os espaços interiores e as varandas é quase totalmente esquecida por um sistema de painel de vidro fino. O uso do mesmo piso, mármore, tanto no interior quanto no exterior, contribui para esta sensação de continuidade.